Seu Micro Não Liga: E Agora?

Há dois dias atrás, ao tentar ligar meu Micro, ele simplesmente não ligou. Notei que o Cooler, o Processador e a Fonte estavam funcionando, mas o Speaker não deu nenhum sinal, e nada foi indicado no monitor.

Estranhei, pois eu o havia usado na noite anterior, e nenhum sinal de problema havia aparecido. Pois bem. 

Abri-o (sempre veja se não há nenhuma etiqueta da loja em que adquiriu o Micro, por que eles não arrumar Micros cuja etiqueta de validade esteja arrancada), e comecei a inspeção.

É comum cabos Sata se desconectarem sem ninguém mexer, mas esse não era o caso, por que pude constatar que todos os cabos estavam corretamente engatados (dei uma mexida neles para garantir).


Eliminada essa possibilidade, passei para o próximo estágio: Memória RAM. É comum sujeiras ou oxidação nos contatos causarem mal funcionamento ou até travamento da Memória, então analisei-a.


Estava bem conectada na fenda, mas tirei-a e olhei-a mais de perto. Havia poeira nos chips, e achei bom limpá-la. 

Peguei uma borracha e limpei os contatos, e no pó dos chips passei um pincel de cerdas macias com cuidado, para tirar as partículas.

Conectei novamente ela à fenda e tentei ligar o Micro e... EUREKA!!! Ele ligou! 

Percebi então que o problema eram as partículas presentes nos chips da Memória RAM, e por isso o Micro não ligava.

Por isso aqui fica a dica: Antes de chamar um técnico ou enviar seu Micro para a garantia, abra-o (se não houver nenhuma etiqueta de garantia) e faça uma inspeção, eliminando os problemas.

No meu caso, o Processador, o Cooler e a Fonte estavam funcionando corretamente, e como todos os cabos estavam conectados corretamente, fui para o próximo estágio, a Memória RAM. As vezes mínimas partículas de poeira podem evitar o funcionamento de peças, por isso aposte primeiro na limpeza, e, se não resolver, faça o Troubleshooting (que explicarei em outro post).

Então é isso, espero que esse meu problema tenha lhe ajudado a arrumar seu Micro!

0 palpites:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 computador não fala
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere