Tipos De Servidores

Que um servidor é um Micro que fica disponível em redes para disponibilizar periféricos e/ou arquivos para outros dispositivos é bem sabido, porém há confusão na hora de definir os tipos de servidores.

Eles são: 

Servidor de Arquivos
      ''        de Impressão
      ''        de Comunicação
      ''        Gateway
      ''        de Rede
      ''        DHCP
      ''        Proxy

Servidor de Arquivos
Possivelmente o mais simples de todos. É aquele que armazena e disponibiliza arquivos para os outros Micros na Rede Local. É possível configurá-lo de forma que faça exclusivamente backup de dados, compartilhamento de arquivos ou de armazenamento de dados.






Servidor de Impressão
Conforme as redes foram crescendo, houve a necessidade de utilizar periféricos compartilhados, como as impressoras, por que, se cada computador tivesse que possuir uma impressora, os custos para redes de médio e grande porte seriam astronômicos, ainda mais por que em muitos casos as impressoras são pouco usadas.

Por isso surgiu o compartilhamento de impressoras, uma forma de utilizar uma única impressora para muitos computadores.


É possível compartilhar uma impressora em rede de várias formas diferentes, dentre as quais podemos destacar os chaveadores, de um Micro conectado em uma rede local e o de um dispositivo eletrônico que controla o uso da impressora em rede.


Os chaveadores são dispositivos que direcionam o uso da impressora. os mecânicos são utilizados manualmente, enquanto os eletrônicos redirecionam automaticamente o sinal da impressora. Porém o uso desses dispositivos não é muito aconselhável para computadores que ficam em locais distantes ou quando há mais de 2 Micros. Tem ainda o agravante de estragar depois de um certo tempo de uso (algo que acontece ainda mais rápido em chaveadores manuais)


Há ainda como configurar o servidor para compartilhar a impressora em rede, porém é algo que diminui o rendimento dela, e é mais rentável para redes de pequeno porte

Para resolver esses problemas o mais aconselhável é adquirir um Print Server, um servidor que administra individualmente a impressora, dando a ela uma identidade própria dentro da rede, e fazendo com que esteja disponível para todos os Micros.


Há vários tipos disponíveis, de porta paralela, Wirelles, rede ethernet entre outros.


As impressoras atuais já estão vindo com conectores RJ45, o que facilita o monitoramento e dispensa o Print Server. por isso leia com atenção as informações de sua impressora e veja qual a solução mais viável para sua rede. 


Servidor de Comunicação
Trata-se de um micro configurado para executar exclusivamente todos os procedimentos, prover acesso a rede e desenvolver uma interface que una dispositivos necessários para o trabalho na rede, e um caminho através do qual outros Micros conectados a ele tenham acesso a rede. É utilizado por redes telefônicas.


Servidor Gateway
É um dispositivo capaz de interligar duas redes que utilizem protocolos distintos, evitando choques de pacotes, e melhorando a transição dos dados. Pode ligar redes locais com a Internet, de forma que o Servidor tem acesso a todas as informações acessadas na Web por outros Micros, podendo bloquear o acesso a alguns sites.


Servidor de Rede
Micro que coordena o tráfego de dados e pacotes na rede, monitorando performances e recursos dela. Monitora a rede, procurando erros e tentando solucioná-los.


Servidor DHCP
Atende pacotes de broadcast dos computadores ligados na rede, despachando cada pacote com um endereço IP disponível e outros dados da rede. Como faz sempre um scaneamento para verificação de quais Micros e dispositivos estão fazendo uso da rede, os IP's nunca se esgotam, pois o DHCP fica trocando os IP's em períodos de tempo, deixando os Micros que não estão fazendo uso da rede sem IP.


Servidor Proxy
Permite o acesso dos Micros da Rede local a Internet. É bastante vantajoso quando o IP é fixo, pois ele compartilha a conexão com a internet. Ele pode  gravar toda a navegação dos micros da rede, bloquear alguns sites indesejados e ainda salvar as páginas usadas recentemente pela rede, de forma que o histórico fica disponível para todos os micros, agilizando a Internet.

0 palpites:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 computador não fala
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere