O Processador Pentium II

À guisa de informação vou voltar um pouco ao passado...


Durante a década de 90, o mercado de computadores cresceu de forma muito positiva, e a Intel começou a sofrer concorrência de outras empresas como a AMD e Cyrix no ramo de processadores. 

Nessa época, estavam fabricando o Pentium "original" e o Pentium MMX (já que o Pentium Pro era voltado para servidores e outras tecnologias de alto desempenho.) Assim, ao ver que as empresas concorrentes estavam tomando uma fatia importante no mercado de processadores para usuários comuns, a Intel percebeu que necessitava lançar um novo produto que atendesse esse mercado em expansão.








Assim, em Maio de 1997 foi lançado o Pentium II, trazendo um processador totalmente diferente dos anteriores. Ele era parecido com um cartucho de videogame, e era bem maior que os anteriores. (Ao lado visto junto com o dissipador de calor).

A Intel tirou a memória cache L2 de dentro do processador por causa do tamanho que o processador teria, assim, ela está localizada numa placa ao lado do processador. Isso por que, quanto maior o processador, mais  difícil sua construção, e mais problemas ele poderá apresentar.

Mas o único problema é que, por não estar dentro do processador, a L2 é acessada com apenas metade da freqüência interna do processador. Porém, ele ainda é mais rápido que um Pentium Pro por que a cache L1 é maior, o decodificador CISC foi reconstruido, e as instruções MMX foram utilizadas novamente.

Eis as principais características dele:

Data de Fabricação: de 1997 a 1999

Microarquitetura: P6

Clock Externo: Até a versão de 333 MHz, utilizavam freqüência externa de 66 MHz. Já na versão 350 MHz, essa freqüêcia passou para 100 MHz. 

Clock Interno: De 233 Mhz à 450 MHz.

Cache L1: Foi aumentada de 16 KB para 32 KB, sendo dividida em dois blocos: 16 KB para dados e 16 KB para instruções.

Cache L2: Possui 512 KB.

Soquete: Utilizava o soquete Slot 1.

Multiprocessamento: Permite o uso de dois processadores, dentre eles o Pentium "original", sendo que essa adaptação foi feita para diminuir o preço de venda.

Apresentava ainda um conjunto de instruções de 16 bits, que tinha melhor desempenho para processar programas como MS-DOS, Windows 3.x e Windows 95, e tinha suporte para a tecnologia MMX.


Foi um processador relativamente bom, mas que logo ficou obsoleto após o surgimento do Pentium III e do Celeron (esse sim voltado para barateamento dos custos e bom para usuários comuns).

0 palpites:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 computador não fala
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere